"Acredite na sua intuição! O sábio está dentro de nós."

Antony Oliver

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (339 votos)

ONLINE
2



LIVRO DAS SOMBRAS

LIVRO DAS SOMBRAS

Quando iniciamos na magia passamos por experiências, aprendizados e praticas e muitas vezes nos perdemos em meio a tantas informações. Fazemos diversas anotações em cadernos, pedaços de papel, tablet, computador, celular e depois aquele texto, ou observação que nos interessava já não sabemos mais onde se encontra.

A tecnologia  nos ajuda muito nos dias de hoje, mas as vezes pode seu uma inimiga, sabemos como ela falha e as inúmeras vezes que a internet falha, um arquivo se perde, um aparelho precisa ser reiniciado ou é danificado de tal modo que já era.... Acabamos perdendo conteúdos diversos e ate mesmo coisas pessoais que tínhamos guardado para futuramente nos orientar e auxiliar em nossa trajetória.

Antes de toda essa parafernália tecnológica, os magos, bruxos, feiticeiros, aprendizes se valiam de seus pergaminhos e canetas tinteiros onde ali sobre a luz das velas, na penumbra da noite passavam horas e horas, colocando sobre a folha grossa ou pedaço de couro suas experiências, aprendizados e ensinamentos.

Mas afinal o que é o livro das sombras?

Este livro foi “criado” desde a antiguidade pelas bruxas onde são descritos suas experiências magicas, ritualísticas, suas invocações e evocações, suas criações magicas, suas descobertas místicas e ocultistas, neste livro toda e qualquer experiência e conhecimento é registrado.

Foi através de diversos livros como este que hoje temos acesso a inúmeras informações deixadas por ancestrais da magia, da bruxaria, da ciência, da alquimia, da astrologia, do ocultismo......

Mas todo iniciado pode ter um livro das sombras? DEVE!!! É a base para que você possa se orientar dentro dos conhecimentos e praticas, através do seu livro das sombras em que você estará registrando toda e qualquer experiência e aprendizado que você será capaz  de se orientar e ter a todo instante em suas mãos um material que te conduzira em sua jornada, através do seu livro das sombras você acompanha o seu desenvolvimento e progresso, sua evolução e crescimento, seu nível de aprendizado.

Através do livro das sombras o iniciado terá condições de estar sempre envolvido em suas praticas podendo ser autocrítico, tendo a capacidade de avaliar suas experiências pois ali estarão anotadas registradas, o que vivenciou, o que sentiu, o que foi feito durante um determinado ritual, como ele aconteceu do inicio ao fim, o material utilizado, a liturgia utilizada.

 No seu livro das sombras você poderá registrar todo acontecimento acerca de uma magia ou um ritual, como as consequências positivas e negativas do mesmo. Isso lhe dará experiência e conhecimento.

Perguntas muito comum com relação ao livro das sombras são:

Ele deve ser confeccionado ou pode ser comprado? Pode ser um caderno comum?  Isso não importa você não tem que necessariamente comprar um livro das sombras maravilhoso enfeitado decorado que seja especifico como também não precisa confeccionar um, você pode sim utilizar de um caderno comum ou um fichário desde que tanto o livro comprado em lojas místicas quanto o caderno da papelaria sejam destinados única e exclusivamente para esse fim. Adquira algo que te sirva para ser o seu livro das sombras de acordo com seu gosto, vontade e bolso... O que importa é a finalidade que você vai dar a ele!

É interessante consagra-lo, pois este se tornara mais que um diário, mas um aliado seu em sua jornada, pois em diversos momentos quando suas folhas estiverem cheias você recorrera muitas vezes a ele, consagra-lo deixara uma energia propícia para um livro que carregara informações importantes voltadas as suas praticas magicas e ocultistas.

Escreva na primeira pagina o seu nome escolha a qual divindade ou demônio você gostaria de consagrar seu livro das sombras, e faça nesta primeira pagina uma dedicatória com suas palavras, seja espontâneo, faça com sua alma, dedicando este trabalho a (....) acenda uma vela coloque incenso, energize seu novo companheiro de jornada, faça uma oração para eu você tenha sempre boas inspirações e se puder pode utilizar um pouco de sal grosso puro sobre ele para neutralizar sua energia deixando assim apto para receber as energias novas que estão ali sendo canalizadas sobre seu livro.

De um modo geral as pessoas ficam um tanto quanto perdidas diante de seu livro ao abrir o livro em branco, e se perguntam “e agora o que eu vou escrever aqui”? Lembre-se que o livro das sombras é o seu diário, siga suas inspirações, intuições, comece escrevendo uma oração, por exemplo, ou um texto ou fragmento que lhe agrade e que seja importante, deixe fluir, relate um processo litúrgico que você já tenha feito ou que pretende fazer, após um ritual descreva esse ritual, anote em seu “diário” seus rituais passo a passo, materiais, orações, para qual divindade, demônio, ou para qual finalidade, anote o que sentiu durante o ritual, volte ao seu “diário” e conte as consequências deste ritual...

Entendam que o livro das sombras é mais que um diário, pois além de você estar registrando suas experiências, além de se tornar um diário, o livro das sombras passa ser o guardião de mistérios ocultos, de magias, de rituais que com o tempo e experiência você mesmo será capaz de criar, inventar e reinventar suas magias, experencia-las, estará fazendo o seu próprio grimorio.

Nele haverá seu conhecimento oculto, íntimos e secretos que no decorrer de sua jornada serão vivenciados por você, coisas que serão repassadas para você. O que torna o seu livro  oculto aos olhos profanos, onde você jamais deve utilizar para brincadeiras, para escrever coisas mundanas e banais que não irão lhe acrescentar nada em sua trajetória.

É um livro consagrado e que deve ser utilizado com responsabilidade e respeito, se tornara seu aliado e objeto de grande valia em seus trabalhos devido seu conteúdo. Por isso manipule com cuidado e respeito.

Quando iniciamos o livro das sombras, primeiramente nós o criamos e damos a ele “vida” através da consagração, da purificação e da manipulação dele com objetivo mágico, ritualístico, acabamos criando um vinculo com nosso livro e não devemos deixar a vista de terceiros e muito menos fiar expondo por ai como se fosse um quadro de museu.

Lembre-se seu livro das sombras é pessoal e vai te acompanhar para o resto de sua vida, saiba utiliza-lo com inteligência e transformá-lo em muito mais do que um simples diário, pois trata-se de um canal energético onde através dele podemos nos guiar alcançado outras dimensões, nos conhecendo, aprendendo, nos reinventando, recebendo intuições desbravado esse universo oculto e misterioso.

A magia é sagrada e reina sobra a nossa consciência ainda adormecida! Entre a luz e a sombra dorme o homem, mas nós ansiamos por despertar e vamos cumprir com o nosso proposito!

 

 Erika Gaudard e Roberta Gaudard

Copyright© todos os direitos reservados