"Acredite na sua intuição! O sábio está dentro de nós."

Antony Oliver

Translate this Page

Rating: 2.9/5 (370 votos)

ONLINE
3



UM É TUDO E TUDO É UM

Você alguma vez já reparou que tudo no universo está conectado? A natureza e o homem, os continentes, a lua e as marés, os astros e suas influências… tudo está conectado a tudo que existe, mesmo que de forma indireta. Uma grande rede a nível universal. A planta é comida pelo gafanhoto, que por sua vez é comido pelo sapo, que é comido pela serpente, que é comida pela águia, ela morre e volta para a terra se “tornando planta”. Percebe o ciclo? Ele existe em tudo. Tudo parte de um ponto e retorna para o mesmo. Mas não é só isso… essa relação dada anteriormente (cadeia alimentar) é linear, mas essa conexão vai muito mais além de apenas consumir energia para sobreviver. A planta por exemplo não só serve de alimento, como também é crucial para a vida dos seres vivos, visto que é dela que parte o oxigênio. A existência se dá justamente por tudo estar conectado. Ora, tudo o que vemos é constituído de átomos, e as substâncias não se formam justamente pela troca de elétrons feita pelos mesmos? Novamente é evidente esta conexão.
Vamos analisar um pouco da unidade básica estrutural dos seres vivos: a célula. Nossas células se unem e formam tecidos; Os tecidos se unem e formam órgãos; os órgãos se unem e formam sistemas; a união de sistemas constituem um organismo. Você só existe devido a união de suas células. Reparou a conexão citada anteriormente? Você é a consequência da grande conexão entre estruturas menores de seu organismo.
Mas agora vamos analisar uma outra coisa em cima disso. Para compreender o mundo que existe fora de ti, basta olhar para o teu íntimo. Você vai reparar que o mundo que existe fora de você funciona exatamente como o que reside dentro de ti. Vai reparar que você na verdade é uma réplica, em menor escala, do vasto universo. Ora: o que está em cima é como o que está em baixo; o que está dentro é como o que está fora. Nós, seres vivos, somos o universo das nossas células, para elas somos o mundo. E nós, por sua vez, somos as células do universo. Ele só existe devido a conexão entre esses seres.
Incrível né? Mas vamos mais a fundo... Somos um pequeno universo, mas não é só isso: somos um universo liderado por uma consciência! Existe uma consciência a qual orquestra tudo, todos os comandos, protocolos, metabolismos etc. Até aqui estou falando da nossa mente. Mas se isso se aplica a nós, e o que habita em nós é semelhante ao que está fora, logo, o universo como um todo também é orquestrado por uma consciência. Seria deus esta consciência? Na minha visão sim, mas cabe a cada um interpretar à sua forma.
Por fim: Um é Tudo e Tudo é Um. O um sou eu e o todo é o universo. Esse Todo só existe devido a conexão entre os vários “uns” que o constitui. O universo funciona por meio de padrões. A esses padrões chamamos de leis universais. Identificamos algumas anteriormente. Um desses ditos “padrões” é justamente o fato de tudo estar em constante conexão como se fosse uma grande rede de pesca.


Natanael Agares
Copyright© todos os direitos reservados